Alinea
| Blog | Conselhos de prevenção | Como proceder à Higiene Oral em altura de Páscoa?

Como proceder à Higiene Oral em altura de Páscoa?

A Páscoa é um momento de celebração e alegria, mas também pode ser um período de excessos alimentares, o que pode afetar a saúde oral. É importante lembrar os cuidados extra com a higiene oral que devem ser tomados nesta época para evitar problemas dentários.

Escove os dentes com maior frequência

Durante a Páscoa, é comum consumir alimentos açucarados, o que pode causar a formação de placa bacteriana e cáries. Portanto, é importante escovar os dentes após as refeições, especialmente após consumir doces. Escove os dentes por, pelo menos, dois minutos, usando uma pasta dentífrica com flúor. Garanta que escova todas as superfícies dos dentes, incluindo as laterais e a parte de trás.

1. Use fio dentário

O fio dentário é um aliado importante na prevenção de cáries e doenças periodontais. Ajuda a remover resíduos de alimentos e placa bacteriana que a escova não consegue alcançar. Portanto, se não costuma usar fio dentário, nesta altura é mais importante que nunca. Use fio dentário, passando-o entre cada dente e ao longo da linha da gengiva.

2. Enxágue a boca com Elixir Oral

O uso de elixir oral é uma forma eficaz de complementar a higiene oral diária. O enxaguante oral ajuda a eliminar bactérias que podem causar mau hálito e doenças periodontais. Use-o depois de escovar os dentes e seguindo as instruções do rótulo do produto.

3. Beba bastante água

A água é importante para a saúde oral, pois ajuda a manter a boca hidratada e a eliminar resíduos de alimentos. Beba bastante água durante o dia e após as refeições para ajudar a manter a saúde oral em dia.

4. Agende uma consulta com o dentista

A melhor maneira de manter a saúde oral em dia é agendar consultas regulares com o dentista. O dentista pode examinar os seus dentes e identificar problemas dentários antes que eles se tornem mais graves. Este também pode fornecer dicas personalizadas para cuidar da sua saúde oral.

Mais do que isto, se está perto de fazer 6 meses desde que fez a sua última Higiene Oral, esta é a oportunidade certa para o fazer. Não só fica com a certeza de que a sua boca está livre de qualquer problema consequente da Páscoa, como previne possíveis patologias orais.

Concluindo, cuidar da saúde oral durante a Páscoa é importante para prevenir problemas dentários. Escove os dentes com frequência, use fio dentário, reforce com elixir oral, beba bastante água e agende uma consulta com o seu dentista regularmente. Desta forma, pode desfrutar dos seus doces favoritos sem prejudicar a saúde dos seus dentes.

Um grupo de clínicas de medicina dentária focadas em si e no seu bem-estar.

Algarve

Avenida 5 de Outubro, 129,
8135-100 Almancil

Estoril

Avenida de Saboia, 159 A,
2765-278 Monte Estoril

Marina de Cascais

Marina de Cascais, Loja 56,
2750-800 Cascais

*chamada para a rede fixa/móvel nacional

Horário de trabalho

Segunda a Sábado: 10:00-20:00h,
Domingo: Fechado

Algarve

Estoril

Marina de Cascais

Twist Lisboa

Twist Porto

*chamada para a rede fixa/móvel nacional