Alinea
| Blog | Conselhos de prevenção | Quais são os hábitos que o meu filho NÃO pode ter?

Quais são os hábitos que o meu filho NÃO pode ter?

As crianças são naturalmente curiosas e podem desenvolver alguns hábitos orais que podem prejudicar a saúde oral a longo prazo. Chuchar no dedo, usar chupetas e roer as unhas são exemplos de hábitos que podem danificar os dentes e a boca das crianças. É importante que os pais estejam atentos e ajudem as crianças a evitar esses hábitos nocivos.

Chuchar no dedo é um hábito comum em bebés e crianças, mas pode causar problemas dentários se persistir além dos 3-4 anos de idade. O mesmo vale para o uso prolongado de chupetas. Esses hábitos podem levar ao desenvolvimento de uma mordida aberta ou protrusão dos dentes, o que pode afetar a fala, a mastigação e a autoestima da criança. Para evitar esses problemas é importante ajudar as crianças a abandonar esses hábitos o mais cedo possível.

Roer as unhas é outro hábito nocivo que pode afetar a saúde oral das crianças. Além de danificar os dentes, o hábito também pode afetar as cutículas e a pele em torno das unhas, tornando a criança suscetível a infecções. É importante lembrar as crianças que roem as unhas, que este é um mau hábito e é importante oferecer soluções alternativas, como brinquedos para morder ou vernizes com sabor amargo que desencorajam o hábito.

Para evitar esses hábitos nocivos, os pais devem estar envolvidos na rotina de higiene oral das crianças e incentivar práticas mais saudáveis. É importante explicar os riscos associados aos hábitos orais nocivos e oferecer soluções alternativas. Além disso, é fundamental levar as crianças ao dentista regularmente para avaliar a saúde dentária e detectar possíveis problemas precocemente.

Em resumo, evitar hábitos orais nocivos é fundamental para a saúde oral das crianças. Chuchar no dedo, usar chupetas e roer unhas são exemplos de hábitos que podem danificar os dentes e a boca das crianças a longo prazo. Os pais devem estar atentos e ajudar as crianças a evitar esses hábitos, oferecendo soluções alternativas e incentivando práticas saudáveis. Além disso, levar as crianças ao dentista regularmente é importante para detectar possíveis problemas precocemente e prevenir doenças orais.

Um grupo de clínicas de medicina dentária focadas em si e no seu bem-estar.

Algarve

Avenida 5 de Outubro, 129,
8135-100 Almancil

Estoril

Avenida de Saboia, 159 A,
2765-278 Monte Estoril

Marina de Cascais

Marina de Cascais, Loja 56,
2750-800 Cascais

*chamada para a rede fixa/móvel nacional

Horário de trabalho

Segunda a Sábado: 10:00-20:00h,
Domingo: Fechado

Algarve

Estoril

Marina de Cascais

Twist Lisboa

Twist Porto

*chamada para a rede fixa/móvel nacional